);

Condicionamento Físico – O Que Todo Mundo Deveria Saber

(Last Updated On: 08/25/2018)
o que e condicionamento fisico

O Que é Condicionamento Físico

O Que é Condicionamento Físico?

Condicionamento físico é uma capacidade conquistada após treinos físicos específicos. O condicionamento físico tem vários componentes como potência, força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora e resistência (que são as capacidades físicas).

O condicionamento físico em relação a saúde estende-se a capacidade do seu coração (sistema cardiovascular) e seu pulmão (sistema respiratório), em conjunto com o músculo esquelético, trabalhando de um forma que o sistema energético vai produzir energia suficiente para tarefas diárias (movimentos funcionais), causando o mínimo de dor e cansaço. Isso traz uma qualidade de vida saudável.

 

condicionamento fisico

Condicionamento Fisico

Qual a Importância do Condicionamento Físico?

O treino físico é importante pra sua saúde física e mental. É importante para atletas e pessoas comuns. É preciso sempre estar no auge do condicionamento físico para executar movimentos específicos em cada esporte com precisão.

E para pessoas comuns, o condicionamento físico é importante para viver uma vida com saúde, sem dor e com qualidade de vida.

Como Melhorar o Condicionamento Físico?

Para melhorar o seu condicionamento físico é preciso treinar de forma consistente ao longo do tempo pra ter um condicionamento duradouro.

Por isso, o princípio da continuidade é importante para ter uma modificação biológica no corpo de forma crônica para a melhora do condicionamento físico.

Da mesma forma, o principio da reversibilidade diz que no caso da falta de estímulo, ocorre a reversibilidade do processo e perda dos ganhos. Infelizmente, se você parar de se exercitar, o que ganhou em condicionamento físico será perdido com o tempo.

Por isso, é importante encontrar um profissional de educação física adequado ou um Personal Trainer para poder montar um programa de acordo com sua individualidade biológica e seus objetivos.

Quer aprender mais sobre musculação, leia: Treino de Musculação

Você quer aprender mais sobre o Princípio da Continuidade e Princípio da Reversibilidade?

10 Fundamentos Usados Pelo CrossFit Para o Condicionamento Físico

⇒ Para saber mais o que é Crossfit veja o post: Sobre CrossFit

O exercício físico requer determinação, esforço, exercitar o medo, a fraqueza, a derrota e acreditar em si mesmo

Conceitos do Condicionamento Físico – Capacidade Físicas

Resistência Cardiovascular e Respiratória / Resistência Muscular – Aptidão para suportar a fadiga, a fome, o esforço: soldados que têm resistência.

Vigor – Energia física ou moral; força: adquirir vigor pela ginástica. / Eficácia, valor, valia.

Força – Qualquer causa capaz de produzir ou acelerar movimentos.

Flexibilidade -Pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Agilidade – É a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças nas direções, que as pessoas necessitam para ter uma boa forma física.

Velocidade – Relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal.

Potência – É a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado.

Precisão – Qualidade do que é preciso, exato, rigoroso. Exatidão na execução

Coordenação – é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente e em equilíbrio.

Equilíbrio – estado dos corpos em que atuam forças iguais e contrárias, de resultante nula. Igualdade (entre duas forças antagônicas).

Condicionamento Fisico

No condicionamento físico é muito importante trabalhar e treinar cada um desses elementos para ter uma qualidade de vida ideal, com saúde.

Cada um destes elementos se completam no condicionamento físico. É importante treinar todas capacidades físicas para ser um atleta completo.

O condicionamento físico é extremamente importante para viver de forma saudável e ter uma vida prolongada, longe das doenças.

É claro que a nutrição também é importante, mas no aspecto de treinamento físico, estas palavras chaves são importantes para começar a treinar cada uma delas.

O condicionamento físico ajuda na agilidade mental, sentimentos positivos, relações positivas com os outros, bem como ajuda na capacidade física para atingir objetivos pessoais com energia de sobra.

Dessa forma,  além de auxiliar a desempenhar papel importante na dimensão física, o condicionamento físico ajuda você a desenvolver melhorias na saúde mental.

Como Melhorar o Condicionamento Fisico

Referências:

 

 

Como Ganhar Condicionamento Fisico

Fique a vontade para deixar sua opinião nos comentários. Não deixe de compartilhar o texto em sua rede social favorita e indique o site para conhecidos.

Agradeço sua visita neste post sobre condicionamento físico!

coach david

Condicionamento Físico – O Que Todo Mundo Deveria Saber
Marque Quantas Estrelas Queira

4
Leave a Reply

avatar
3 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
cinthyaCoach DavidAtenaWilken Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Wilken
Visitante
Wilken

David, parabéns pelo site! Ele corrobora com o seu excelente trabalho como treinador e motivador. Um abraço.

Atena
Visitante
Atena

Muito bom o texto! Ao ler lembrei do que o professor de Educação Física ensinou, juntando essas duas fontes, agora tenho uma visão mais abrangente sobre condicionamento físico, pra que serve, e como ter. Isso me fez ter até uma ideia 😉 Vlw!

cinthya
Visitante

adorei seu artigo, mt bem escrito e explicativo, gostaria de cita-lo em um trabalho meu, como faço?
abraço